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Pautas

Categorias: Oliveira Campos & Giori Advogados, Pautas

O perigo das reclamações nas redes sociais

As redes sociais se transformaram num muro das lamentações. É comum usuários reclamarem de colegas de trabalho, do chefe, da empresa, do vizinho, de um produto com defeito ou do atendimento de um restaurante. 

As equipes de comunicação das empresas estão atentas a esse tipo de postagem porque é sua obrigação cuidar da imagem do negócio. Por isso, são rápidas em responder aos reclamantes. Mas esse retorno rápido estimula os usuários a registrar cada vez mais relatos no Facebook ou no Twitter. 

No entanto, tem se tornado cada vez mais comuns casos em que a Justiça reconhece o abuso do reclamante, que ao passar dos limites acaba tendo de indenizar empresas e pessoas por danos morais, chegando a responder por crimes contra a honra. 

O advogado Fabrício de Oliveira Campos, do escritório Oliveira Campos & Giori Advogados, explica quais os limites que o internauta deve respeitar ao registrar suas reclamações nas redes, e quais as práticas já enquadradas pela Justiça.